Como Escolher a Melhor Universidade

Como Escolher a Melhor Universidade

Parabéns! Conseguiu! Passou em todos os exames com muito trabalho e sacrifício e está agora pronto para a Universidade, o que pode ser um desafio tanto excitante, quanto assustador. Lembre-se que esta decisão pode afectar todo o seu percurso profissional. Escolher a melhor Universidade é, por isso, uma decisão que deve merecer toda a sua atenção.

Mas escolher a melhor Universidade não depende apenas da qualidade de ensino da instituição. A escolha está também dependente da sua personalidade, dos seus interesses e da profissão que pretende exercer. Sabemos que é um grande passo, por isso queremos ajudá-lo na escolha da melhor Universidade.

No entanto, a decisão começa em si. É preciso ter em consideração vários factores que definem que tipo de estudante, profissional ou pessoa é.

Escolher a Melhor Universidade para si

Na escolha da melhor Universidade, o estudante deve ser o centro da equação. Por isso, faça estas perguntas a si mesmo, no momento da decisão:

1. O que quer alcançar como profissional?

Nem todos têm as mesmas expectativas em relação ao futuro. Alguns podem querer trabalhar numa multinacional, enquanto outros podem preferir ter o seu próprio negócio. É importante considerar este aspecto como um dos primeiros passos para escolher a Universidade que melhor se adequa aos seus objectivos.

Escreva tudo aquilo que quer alcançar ao longo da sua carreira, quer a curto, quer a longo prazo. Divida os seus objectivos em períodos de tempo, por exemplo: o que pretende alcançar em 3, 5 ou 10 anos. Este exercício permite-lhe ter uma ideia mais precisa sobre aquilo que deve procurar numa Universidade.

2. Como é a sua personalidade?

Esta pergunta pode parecer estranha, mas é, na realidade, uma das questões mais importantes para escolher a melhor Universidade para si. Nem todas as Universidades são compatíveis com a sua personalidade, o que pode tornar a adaptação mais difícil e afectar os seus estudos de uma forma negativa.

Questione-se: é um estudante trabalhador que não precisa de motivação extra para alcançar os resultados? Ou, pelo contrário, é uma pessoa que depende dos amigos e dos colegas de turma para ser bem-sucedido? Gosta de desporto? Não consegue passar sem eventos sociais?

3. As suas notas são importantes

A maioria das Universidades têm requisitos no que diz respeito às notas mínimas para frequentar os seus cursos. Assim, no momento de escolher a melhor Universidade, deve também ter em consideração as suas notas. Se ainda não terminou todos os seus exames, descubra quais as notas em que deve melhorar para conseguir entrar na Universidade que pretende.

4. Descubra as suas prioridades

Antes de escolher a melhor Universidade para si, pense nas suas prioridades. Prefere ficar perto de casa? Estudar noutro país? Estudar na melhor Universidade, independentemente do custo? A variedade de actividades extra-curriculares é importante?

Qualquer um destes aspectos é válido, desde que se sinta confortável o suficiente na sua Universidade, para alcançar o sucesso nos seus estudos.

Dicas para escolher a Melhor Universidade

Agora que tem uma ideia mais clara de como uma Universidade se pode adequar à sua personalidade e às suas necessidades, vamos analisar os factores que fazem duma Universidade a melhor.

1. Rankings das melhores Universidades

A classificação nos rankings das melhores instituições de ensino é um dos principais aspectos a ter em consideração antes de escolher a melhor Universidade para si. Os rankings têm em consideração a qualidade de ensino, as opiniões de antigos alunos e professores, os cursos que oferecem, a sua história, etc.

De acordo com o ranking da International Colleges and Universities, as 5 melhores universidades Angolanas em 2017 são:

Existem vários rankings à sua disposição, por isso, antes de tomar uma decisão, descubra como cada um dos rankings é calculado.

2. Reputação

Factor semelhante aos rankings, mas mais pessoal, a reputação de uma Universidade revela a verdadeira opinião dos estudantes. Ninguém melhor que aqueles que frequentam a Universidade todos os dias para descrever e opinar sobre a instituição. Procure as opiniões de alunos que ainda frequentam ou terminaram o curso recentemente, pois as opiniões mais antigas podem já não reflectir a realidade da Universidade.

3. Abordagem

Duas Universidades podem ministrar o mesmo curso, mas as abordagens de ensino podem ser totalmente diferentes. Verifique todos os detalhes dos cursos que gostava de frequentar. De seguida, compare os programas, a metodologia de ensino, os materiais de apoio e o tipo de avaliação.

A abordagem e a metodologia de ensino são factores fundamentais para perceber se uma Universidade é a melhor para si.

4. Instalações

Como mencionámos antes, alguns alunos podem optar por utilizar o seu tempo livre para realizarem actividades extra-curriculares na Universidade, como actividades artísticas, desporto ou disciplinas técnicas. É por isso que é importante considerar todas as infra-estruturas que a Universidade oferece.

Dependendo dos seus objectivos, pode estar à procura de uma Universidade com uma biblioteca, um estúdio de arte, um ginásio, uma sala com computadores, entre outras instalações.

5. Localização

Este aspecto está intimamente relacionado com a sua personalidade e as suas escolhas profissionais. Se prefere ficar perto de casa, a sua escolha vai limitar-se às Universidades que não exijam um tempo de deslocação muito longo.
Se, pelo contrário, está mais preocupado com a qualidade de ensino e a reputação da Universidade, em vez da sua localização, a sua lista passa a incluir todas as instituições à volta do mundo. Esta segunda opção tem os seus prós (mais escolha, um currículo internacional, etc), mas também alguns contras (custos com vistos e viagens, estar longe da família, etc).

É por isso que este é também um ponto válido na escolha da melhor Universidade.

6. Custos

Mesmo que consiga uma bolsa ou um empréstimo para estudantes, os custos de fazer um curso numa Universidade são sempre algo a ter em consideração. O custo de frequentar Universidades dentro do mesmo país é, geralmente, muito semelhante. No entanto, se pretende estudar no estrangeiro, lembre-se que os custos podem variar consideravelmente.

Tenha este factor em consideração e avalie todas as ajudas que poderá receber, desde empréstimos, bolsas, ou ajuda dos familiares. Para além das propinas, não se esqueça de incluir custos com a alimentação, materiais de estudo, alojamento, transporte, entre outros.

7. Alojamento e Actividades

A qualidade do alojamento para estudantes pode ser extremamente boa ou muito abaixo das expectativas. Se a Universidade que melhor se enquadra nas suas preferências fica longe da sua casa, este é um factor que não deve negligenciar.

No que diz respeito a actividades, algumas Universidades organizam palestras, eventos, festas, festivais, etc. Fale com alunos da instituição para perceber como é o ambiente nestes eventos e de que forma estas actividades podem ajudá-lo durante o seu percurso académico.

Concluindo, a escolha da melhor Universidade depende de vários factores. Utilize as nossas dicas para criar uma lista das Universidades que melhor se adequam aos seus planos de carreira. Desejamos-lhe muito sucesso e temos a certeza que fará a escolha certa!